Sobre Rio Verde

Cidade de Rio Verde

Rio Verde é uma cidade brasileira do estado de Goiás. Segundo o censo 2010 do IBGE a sua população é 176.502 habitantes. Segundo estimativa divulgada em agosto de 2012, sua concentração demográfica, apontou uma população de 185.465 habitantes.

História

A ocupação do sudoeste Goiano ser deu no inicio do Século XIX com a isenção de pagamento de impostos por 10 anos pela Lei nº11 para criadores de gado bovino e eqüino na região sul de Goiás. Por volta do ano de 1840, chegam a região de Rio Verde José Rodrigues de Mendonça, sua esposa, Florentina Cláudia de São Bernardo e filhos se estabeleceram a seis léguas de Rio Verde, no que viria a ser a Fazenda São Tomaz. Em 25 de agosto de 1846, José Rodrigues e sua mulher doaram sete sesmarias de Suas terras para o patrimônio da igreja e construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores, A partir daí, surgiu o Arraial de Nossa Senhora das Dores do Rio Verde.

O grande marco de arrancada para o desenvolvimento aconteceu na década de 1970. Com a abertura dos cerrados à agricultura e a chegada das estradas pavimentadas que a ligam a Goiânia e Itumbiara, a agricultura começou a florescer e atraiu produtores do sul e do sudeste do país. Também vieram agricultores americanos que fundaram uma colônia. Todos eles trouxeram maquinários, tecnologias, recursos e experiências que transformaram o município em um dos maiores produtores de grãos de Goiás e um dos destaques do país.

Território

Sua topografia é plana levemente ondulada com 5% de declividade, com altitude média de 748 metros, e o clima apresenta duas estações bem definidas: uma seca (de maio a outubro) e outra chuvosa (novembro a abril). A temperatura média anual varia entre 20 °C e 35 °C.

A vegetação é constituída de cerrado e matas residuais. Seu solo é do tipo latossolo vermelho escuro com texturas argilosa e areno-argilosa.

Clima

O clima de Rio Verde é mesotérmico úmido com temperaturas amenas durante o inverno e calor no verão e principalmente na primavera. Nas estações outono-inverno são registradas as menores temperaturas mínimas que podem variar de 6 °C à 15 °C. A menor temperatura registrada nos últimos 8 anos foi de 0 °C no dia 18 de Julho de 2000 (Mín.: 0 °C/Máx.: 27 °C). Portanto, nessa época do ano, há grande amplitude térmica. Há dias em que a mínima pode ser inferior a 10 °C e a máxima ser superior 30 °C.

Economia

No recente crescimento do agronegócio brasileiro, a cidade de Rio Verde tem se destacado por contar com uma importante estrutura agro-industrial e uma importante cooperativa agrícola (COMIGO). E ainda: Cargill, Grupo Cereal, Brejeiro que agregam valor à sua produção agrícola. O município é um importante produtor de arroz, soja, milho, algodão, sorgo, feijão, girassol e vem se destacando na cultura de tomate, e conta ainda com um importante plantel bovino, avícola e suíno. Destaque também para o processamento industrial de carnes de aves e suínos, indústrias no segmento de embalagens metálica, plástica e celulose. Bem como também de implementos rodoviários.

O turismo local se baseia em feiras e eventos ligados ao agro-negócio, ecoturismo, rodeios e recepção de turismo de negócios. Para atender tal demanda, a cidade possuí mais de trinta hotéis, com mais de mil e quinhentos leitos. Conta também com um aeroporto com pista de 1500 m, iluminação, pista asfaltada, terminal de passageiros, e tem vôo diário para Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Goiânia, Ipatinga, Montes Claros, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São José dos Campos.

O município conta com mais de cinqüenta escolas próprias de primeiro grau, vinte e quatro escolas estaduais de primeiro e segundo grau e vinte particulares. Conta com cinco instituições de ensino superior e quatro centros de ensino profissionalizante.

A cidade conta com cinco estações de rádio, quatro emissoras de televisão, sendo uma geradora de informações locais afiliada a Rede Anhanguera e Rede Globo, uma operadora de tv a cabo digital e seis jornais e revistas.

Rio Verde possui um Produto Interno Bruto PIB de pouco mais 4 bilhões e 260 milhões de reais - o quarto maior do Estado de Goiás -, o que dividido pelo seu número de habitantes, lhe dá um produto por habitante de: 26.133,55. Em 2009 o município registrou a maior crescimento na agropecuária do país, saltando do 12º lugar para o topo do ranking nacional. Mas apesar de ser um município rico, ainda não conseguiu erradicar os bolsões de pobreza verificados nas periferias da cidade. E mesmo com tantas escolas, cursos técnicos disponíveis e superiores, existe uma enorme dificuldade de os jovens da cidade conseguirem se qualificar, dado aos horários de estudo e trabalho serem inconciliáveis pela maioria, que trabalha nas agroindústrias do segmento de carnes e processamento de grãos e ainda pela incompatibilidade de renda e o custo dos cursos. Sendo a indisponibilidade de mão-de-obra qualificada a principal queixa dos empresários locais, que os quais importam essa mão-de-obra de outros estados do Sul e Sudeste do país.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Goias criou o Encontra Rio Verde.

Blog do Guia da Cidade de Rio Verde

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Rio Verde por email
 

Dados Principais sobre Rio Verde

Aniversário: 5 de agosto
Fundação : 1848
Gentílico: Rio-verdense
Area: 8 388,295 Km²
População 176 502 hab. (2011)
IDH 0,807 - elevado
Prefeitura Rio Verde

Brasão de Rio Verde
Brasão de Rio Verde

Bandeira de Rio Verde
Bandeira de Rio Verde

Vídeo sobre a Cidade de Rio Verde
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Rio Verde

Mapa de Rio Verde

 

Moradores ilustres de Rio Verde

 

 

  Sobre o EncontraRioVerde
Anuncie no EncontraRioVerde
Cadastre sua Empresa no EncontraRioVerde (grátis)
Fale com EncontraRioVerde


Termos do Serviço | Política de Privacidade